sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Estilo Romântico.

Um estilo romântico não significa uma decoração feminina, mas a criação de ambientes íntimos e serenos que nos transportam para outros tempos, com elegância e conforto irresistíveis.
- O estilo é marcado por mobílias de traços curvilíneos, pés arredondados e peças trabalhadas vistosas. Mesas redondas, ovais e camilhas são presença assídua, assim como bancos estofados aos pés das camas e poltronas. O mobiliário usado para criar espaços românticos é o de ferro, madeira clara, ou peças de mobília pintadas de branco, bege ou azul claro.

- A paleta de cores é suave e de baixa intensidade: branco, tons neutros e pastéis. No entanto, podem adicionar-se pontos de cor fortes – amarelo, azul, encarnado, verde, lilás ou fucsia.

- Motivos listados, xadrez, florais, adamascados e de inspiração vitoriana são os associados ao estilo e podem ser aplicados a tudo, desde lençóis, a papel de parede, cortinados e sofás.

- Um espaço romântico requer tecidos bonitos de apreciar: seda, cetim, chenil, veludo e acolchoados são boas opções porque a qualidade das texturas contribui para a  decoração. Rendas, folhos, laços, tricô e croché completam o cenário. As camas podem ter saias,almofadas e mantas aos pés.

- Embora os tapetes não sejam um elementos-chave, querem-se discretos mas sumptuosos, devem contribuir para que cada ambiente se torne mais aconchegante, sem o dominar por completo. Privilegia-se chão simples, mas bonito, revestido em madeira ou outro material subtil.

- Nas salas de estar e jantar, as cadeiras e poltronas são elegantes e quase sempre estofadas ou então equipadas com almofadas. Os sofás são confortáveis e ladeados por mantas e almofadas.

- No quarto a cama é rainha, de estrutura em ferro ou madeira imponente, com quatro colunas e/ou cabeceiras forradas de tecido. O que não pode mesmo faltar, é o dossel sobre a cama. Para um toque especial, crie um espaço para colocar um toucador com espelho.

- A casa de banho é quase sempre branca, com banheira de pés, toucador, poltrona e quadros.

- Esta decoração privilegia o uso de cortinas semi-transparentes para filtrar a luz, enchendo a casa de claridade. As cortinas podem ser enriquecidas com sanefas, ou com outro cortinado, podem ser deixados livres ou amarrados com borlas ou fita de cetim. Os candeeiros e lustres de teto devem ter sempre lâmpadas de baixa intensidade.

- Num ambiente tranquilo, um toque de brilho fica bem, como apontamentos em vidro, cristal, dourado, prateado, bronze, ferro e metal.

- Os objectos decorativos passam por: castiçais, molduras, baús em pele ou madeira, malas antigas, arranjos florais, borlas penduradas nos puxadores, espelhos ornamentados, obras de arte com motivos de flores e de inspiração vitoriana.

- A decoupagem, uma arte decorativa que permite a transferência de guardanapos de papel ilustrados para uma superfície, é uma técnica, cuja beleza e originalidade, combina na perfeição com o estilo romântico.

- Para dar um toque mais masculino a este estilo junte atributos mais másculos: como tecidos às riscas, poltronas em pele ou apontamentos em madeira escura.

Fonte: www.dragteam.info

blog.lolahome.com.br

blog.lolahome.com.br

casaadorada.blogspot.pt

casaadorada.blogspot.pt

casaadorada.blogspot.pt


Fonte: Google.

2 comentários:

  1. Olá Ana estou aqui te visitando também uma graça estas cozinhas né. bj flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia, muito obrigado pela sua visita, bem vinda à minha casa. :-)

      Beijos, Ana.

      Eliminar

Mensagens populares