terça-feira, 5 de agosto de 2014

Estilo Clássico

Em termos de decoração, a tradição ainda é o que era e o estilo clássico nunca saiu de moda. Marcada por linhas elegantes e ricas, tem as suas origens na arquitectura grega e romana, onde a opulência e o requinte são os traços mais apreciados.

- Requer espaços amplos e altos para poder receber mobiliário e peças decorativas volumosas e vistosas, sendo estas o coração do estilo clássico.

- Os tetos, rodapés e paredes devem ser trabalhadas, ostentando ornamentações sublimes.

- Um dos elementos base é a mobília em cerejeira, mogno, nogueira, entre outras, em tonalidades escuras e dramáticas. A mármore é também eleita, nas cozinhas e casas de banho.

- Todo o mobiliário é antigo ou assemelha-se a exemplares de outros tempos. Além de imponentes em tamanho, as peças destacam-se pela riqueza de ornamentos. É comum a presença de camas com colunas embelezadas com dossel  mosquiteiro – confere o toque dramático, próprio deste tipo de decoração.

- Este estilo é dominado por cadeiras e poltronas elegantes e graciosas, ornamentadas e estofadas, para não fugir do ambiente dramático para o qual são pensadas. Igualmente intemporal é o uso de mesas de apoio com pés arredondados e, trabalhadas ostensivamente.

- As cozinhas clássicas são decoradas a branco ou madeira. As casas de banho são vistas como espaços sociais, onde não faltam desde cadeiras ornamentadas, apliques e até papel de parede.

- A paleta de cores é composta por preto, bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que devem ser combinadas com dourados, prateados, cor de ferrugem e rosa bebé. Para uma sofisticação mais clean, o estilo funciona bem com branco, creme, cru, bege e castanhos.

- Os padrões nesta decoração são floridos, adamascados e riscas. As texturas e tecidos devem complementar-se, ficando para segundo plano, o facto de combinarem ou não na perfeição.

- Os cortinados longos, volumosos e dramáticos, em seda, brocado ou veludo, dentro da palete de cores tradicional, são outra peça chave. Na decoração de janelas também se usam sanefas, com braçadeiras e, muitas vezes, com uma cortina mais pesada a ladear outra, mais leve.

- Os tapetes devem ser espessos e convidativos, sempre de padrões clássicos e várias cores.

- Nas peças decorativas, o destaque vai, para cristais, porcelanas, prata, candelabros, bustos, livros, espelhos e molduras ornamentadas, candeeiros de parede, e flores. Muitas vezes, os objectos são usados em duplicado para conseguir simetria e requinte.

As paredes são trabalhadas com detalhes de gesso e quadros, geralmente obras de arte antigas de estilo retrato ou vida morta, ou papel de parede luxuoso e padronizado. que combinam com os estofados. Também é habitual ver bonitas tapeçarias a adornar as paredes.

Fonte: www.dragteam.info

Alguns exemplos de decoração clássica:

marcoscesarinteriores.com.br

http://www.decorandoeconstruindo.com/


http://www.decopt.com/




Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares